9 de maio de 2010

Alice in Wonderland





O país de Alice.
Imagine um lugar com um jardim de flores falantes,uma floresta de cogumelos, pântanos, castelos e rainhas. Acrescente personagens completamentes pirados, de cartas de baralho a chapeleiros. Esta tudo em Alice no país das maravilhas, uma historia já bastante conhecida que acaba de ganhar uma nova versão cinematográfica. Do visionário diretor Tim Burton, surge um país das maravilhas onde nada e como antes, começando por esse nome, que na verdade se trata de um mal entendido. O nome correto de Wonderland é Underland, ou "mundo subterrâneo" em português. Foi Alice quem entendeu errado da primeira vez que esteva lá. Pelo menos, é assim que as coisas sao nessa adaptação, que ja chegou ao brasil dia 23 de abril.





O filme
Alice, agora com 19 anos, cai mais uma vez na toca do coelho, que a leva de volto ao lugar que esteve quando criança, mas ela não se lembra de nada. No país que acreditava ser "das maravilhas" um novo destino a espera. A Rainha Vermelha dominou tudo e alguem precisa derrota-la. Baseado nos livros originais, Tim Burton deixou a imaginação fluir. O resultado e uma ambientação quase toda criada digitalmente e um roteiro que dá vida as ideias por trás de acontecimentos absurdos. "como em qualquer conto de fadas há o bem e o mal. O que eu mais gosto no mundo subterrânneo é que tudo é meio estranho, até as pessoas boas", resume Burton.

Curiosidade: Dizem por ái que alguns de Alice vão virar tendências no próximo inverno: maquiagem colorida, pele pálida, batom vermelho e sobrançelhas marcadas.



O livro:



Lewis Carrol criou a história em 1862, quando saiu para passear de barco com as três filhas de um amigo, entra elas, Alice. Enquanto remava foi inventando aventuras as aventuras. Depois, passou parao papel e deu de presente para a menina. Em 1865, aumentou a história e publicou a obra. Seis anos depois, a Alice real ganhou dele um segundo livro, Através do Espelho e o Que Alice Encontrou lá, que rola a partir de um jogo de xadrez. A relação entre o autor e sua musa é misteriosa e polêmica. Muito se diz que Carrol era apaixonado por Alice. Há quem jure que só houve admiração e carinho

Curiosidade: assim como o novo filme, a versão dos estúdios Disney, de 1951, mistura os dois livros de Alice



O diretor



Timothi Walter Burton cresceu assistindo filmes de terror. Estudou animação e foi trabalhar na Disney, como aprendiz de animador, no filme O Cão e a Raposa. Nessa época dirigiu seus primeiros curtas: Vincent e Frankenweenie, ambos com temática sombria, que não animou os executivos da Disney. O primeiro grande sucesso foi o longa Os Fantasma Se Divertem, que misturou comédia, terror e um visual que se tornaria a marca de Burton. A repercussão do filme rendeu a ele um convite para comandar a superprodução do primeiro filme do Batman , em 1989. O sucesso permitiu a Burton realizar Edward Mãos de Tesoura (1990), que mostrou a mundo seu estilo melancólico e sombrio



Outros filmes do Tim

Batman: O Retorno (1992)

Ed Wood (1994)

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999)

Planeta dos macacos (2001)

Peixe Grande (2003)

A Noiva Cadáver (2005)

A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Sweeney Todd (2008



Os personagens:



Alice

Mia Wsikowska

Vivendo crecada de regras, Alice se sente deslocada e incompreendida. Para interpretar a personagem, uma atriz desconhecida foi escolhida, desbancando candidatas famosas, como Amanda Seyfried e Lindsy Lohan.





Chapeleiro

Johnny Depp

Ele tem suas emoções á flor da pele, que podem ser notadas na mudança do brilho de suas roupas, pele e cabelo. Na pesquisa para o personagem, Johnny Depp descobriu o significado da expressão " louco com0 um chapeleiro": a cola que os chapeleiros usavam tinham um auto teor de mercúrio, que os envenenava e depois os enlouquecia.


Coelho Branco

O Coelho continua atrasado e apressado. O personagem e todo gerado por computação gráfica e seu visual é realista, e não de desenho animado. para fazer isso, os animadores ficaram observando coelhos por um bom tempo.











Gato




O gato de Cheshire aperece, some, reaparece e abre sempre um sorriso sinistro, mei maluco. Cheshire é o nome do condado em que Carrol, autor de Alice, nasceu. Lá era usar a expressão "sorrir como um gato de Cheshire", apesar de ninguém saber ao certo por que os bichanos do lugar supostamente sorriem







Lagarta

Absolem, a lagarta azul, que vive num cogumelo, sabe de tudo e desafia Alice quando a garota volta a encontrá-la. A voz do personagem é de Alan Rickman, o professor Snape de Harry Potter.















Rainha Branca
Anne Hathaway
Estrela de O Diário da Princesa e O Diabo Veste Prada, interpreta Mirana, a Rainha Branca. A personagem é como uma fada, mas tem um lado sinistro. "Ela gosta do lado obscuro, porém tem muito medo de ir longe demais, por isso faz tudo pra ser leve e feliz", diz Anne. A Rainha Branca usa um vestido com muitas camadas de tecido com um pouco de brilho. Anne tem 27 anos e, por ter começado interpretando princesinhas










Rainha Vermelha
Helena Bonham Carter
Ela controla o mundo subterrâneo e resolve tudo cortando cabeças. Seu visual é propositalmente deselegante, com formas que lembram naipes de cartas e texturas cafonas. Para se transformar na personagem, Helena enfrentava três horas de maquiagem. Ela e casada com Tim Burton, que conheceu durante as filmagens de Planeta dos Macacos. Desde então fez todos os filmes do marido. Interpreta Belatrix Lestrange em  Harry Potter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quer fazer um comentário? Legal. Opine, critique, pergunte! Só tenho algumas regras:
-Não fale de assuntos inapropriados.
-Poucos palavrões.
-Não ofenda outros usuários.
Agora, mandem bala aqui em baixo!